Informações sobre refúgio na Alemanha
A Cooperação Brasil – KoBra – é uma rede formada por mais de 80 membros, entre grupos de solidariedade ao Brasil, instituições de apoio e membros individuais dos países de língua alemã. Juntos com outros militantes juntamos contatos de pessoas na Alemanha, Suíça e Áustria que estão dispostas a ajudar brasileiros e brasileiras que têm que sair do país.
31/10/2018
|
by
KoBra
O que nós podemos oferecer aos brasileiros e brasileiras que presicam deixar o Brasil é o seguinte: Podemos disponibilizar contatos com militantes em diferentes partes da Alemanha, Áustria e Suíça que se dispõem a ajudar em diferentes áreas como:
- Aconselhamento acerca da possibilidade e do processo burocrático do pedido de visto na Alemanha
- Ajuda com o preenchimento de formulários e documentos requeridos
- Ajuda para procurar uma moradia e se estabelecer na Alemanha
- Ajuda com interpretação/tradução e perguntas acerca da vida cotidiana no país
Nós não podemos assegurar que estes serviços sejam garantidos ás brasileiras e brasileiros que cheguem à Alemanha, Suíça ou Áustria. A única coisa que podemos fazer é conectar vocês com pessoas que querem ajudar!
As seguintes informações foram resumidas por uma equipe de militantes. É um trabalho colaborativo pra explicar a situação migratória dos Brasileiros na Alemanha. Não se trata de um aconselhamento jurídico. Para ter certeza sobre o processo de visto você deveria contratar um advogado.
Possibilidades de Visto:
---------------------------------------------------------
Pré-requisitos para o requerimento:
1. Entre Janeiro de 2017 e Setembro de 2018 houveram 31 pedidos de asilo de brasileir@s na Alemanha. Neste mesmo período, 40 pedidos de asilo que estavam em andamento foram negados. Em dois casos, as autoridades decidiram impedir a deportação (§ 60 V/VII Aufenthaltsgesetz) porque entenderam que a vida e/ou a liberdade dos requerentes estaria em perigo no Brasil. Isso significa que, no total, nenhum dos pedidos de asilo foram aceitos pelas autoridades. A chance de receber qualquer forma de proteção internacional na Alemanha sempre depende da situação individual do requerente.
Pode ser que após a posse de Bolsonaro as chances cresçam. Por enquanto não há prognósticos concretos quanto a isso. Porém, o pedido de asilo é previsto em casos de perseguição política. A parte da petição de asilo existem ainda outras três formas de proteção internacional que podem ser aplicadas no mesmo processo, caso as condições para o asilo não fiquem cumpridas pelo requerente. Essas possibilidades são:
- Estado de refúgio ("Flüchtlingsschutz"),
- Proteção subsidiária ("Subsidiärer Schutz")
- e o impedimento da deportação ("Nationales Abschiebungsverbot").
A diferença do asilo para estas outras formas de proteção, é que nessas formas não precisa se tratar necessariamente de uma perseguição política. A chance de receber qualquer forma de proteção depende exclusivamente da situação individual. Se você tiver a possibilidade é recomendável procurar o conselho de um(a) avogad@ especialad@ no sistema de asilo na Alemanha. Como este sistema é complexo, outras pessoas (mesmo sendo juristas, se não possuírem especialização em questões migratórias) provavelmente não poderão avaliar suas chances corretamente.
O processo de petição acontece da seguinte forma:
1° Passo: Chegada e Registro na República Alemã
2° Passo: Petição de Asilo junto às autoridades locais
3° Passo: Revisão da competência do pedido por parte das autoridades alemãs antes de iniciar o processo legal oficial (Procedimento de Dublin)
4° Passo: Evidência de auditoria. Evidência testemunhal através de entrevista oral.
Após esse procedimento, o requerimento de asilo é avaliado pelas autoridades. O requerimento de asilo pode ser aceito ou negado, dependendo do endossamento de provas junto ao requerimento. Não há um tempo de espera definido.
• Quem indica que está procurando proteção durante o voo ou no aeroporto vai colocar o requerimento em um processo acelerado ("Flughafenverfahren"), com menos tempo, menos chance de conselho e, consequentemente, menos direitos.
Documentação necessária:
- Passaporte
- Em alguns casos são requeridos também certidão de nascimento e carteira de motorista.
Também é muito útil se houverem evidências que possam apoiar a tese do requerido e que demonstrem que o retorno para o Brasil configuraria um perigo imediato a vida da pessoa, tornando-se assim impossível a extradição. A documentação é de suma importância para provar que a polícia e o sistema jurídico Brasileiro não podem (ou não vão) proteger seus direitos e seu bem-estar, fazendo-se então necessária a fuga para o exterior. Não precisa se tratar de provas jurídicas. Por exemplo, um relatório, um artigo na internet/jornal sobre sua situação, uma queixa policial, o fato de haverem pessoas, familiares, amigos, colegas em uma situação semelhante a sua pode ajudar no embasamento da petição.
Links:
• App para requerentes de asilo em francês, alemão, inglês e árabe: http://ankommenapp.de/APP/DE/Startseite/startseite-node.html
• Informações básicas do Ministério de Migração e Asilo em vários idiomas: https://www.bamf.de/SharedDocs/Anlagen/EN/Downloads/Infothek/Asyl/infoblatt-antragstellung-v1.html?nn=9211514
---------------------------------------------------------
Outra possibilidade de requerer um visto na Alemanha é através de estudos universitários.
Procedimento:
• Candidatar-se em uma ou várias universidades alemãs. Caso alguém esteja tentando uma vaga para um bacharelado e ainda não tenha estudado no mínimo três semestres numa universidade brasileira, é necessário inscrever-se primeiro para o Studienkolleg. O Studienkolleg é uma instituição vinculada à universidade e possibilita a todos os estrangeiros que não obtiveram seus certificados escolares numa escola europeia a obtenção de um certificado alemão.
• Se o interessado esteja procurando uma vaga num curso de mestrado, pode se candidatar diretamente na universidade. Depois da inscrição é emitido um documento de comprovação da inscrição. Esse papel é necessário para o requerimento do visto estudantil, juntamente com:
• 1. Passaporte
• 2. Foto biométrica
• 3. Comprovante de financiamento dos estudos (por exemplo, uma "Verpflichtungserklärung", declaração de compromisso assinado por alguém com renda fixa acima da média que se responsabiliza pelo requerente do visto.
• 4. Seguro de saúde
• 5. Registro de moradia (Anmeldebestätigung)
• 6. Formulário de requerimento de visto preenchido
Enquanto a admissão universitária não for confirmada, o requerente recebe um visto provisório de espera. Quando a admissão for recebida, o requerente deve se matricular na universidade e voltar ao local de requerimento do visto com o devido comprovante da matrícula. Em geral é concedido um visto de um ano que pode ser prorrogado até a finalização dos estudos universitários.
• Importante: A viagem à Alemanha pode ser feita sem nenhum visto. Brasileiros podem viajar na Alemanha como turistas por até 3 meses. O visto pode ser requerido antes da viagem ou na Alemanha durante esse período de três meses.
Links:
• Informações gerais em inglês sobre o estudo na Alemanha:
• Informações para estudantes e cientistas sobre o intercâmbio e a cooperação Rio Grande do Sul / Baden-Württemberg https://uni-tuebingen.de/einrichtungen/zentrale-einrichtungen/brasilien-zentrum/austausch-intercambio/informacoes-para-brasileiros/
---------------------------------------------------------
• Uma ótima opção para quem tem nível de ensino superior é o visto de trabalho chamado "EU Blue Card".
• Pré-requisitos:
• - Ensino Superior completo
• - Contrato de trabalho ou oferta de emprego vinculativa
• - O salário oferecido precisa atingir o teto do salário mínimo bruto anual alemão
• Documentos necessários:
• - Passaporte
• - Seguro de saúde
• - Registro de Moradia (Anmeldebestätigung)
• - Formulário de requerimento de visto preenchido
• Importante: A viagem à Alemanha pode ser feita sem nenhum visto. Brasileiros podem viajar na Alemanha como turistas por até 3 meses. O visto pode ser requerido antes da viagem ou na Alemanha durante esse período de três meses.
Links:
• Informações sobre o "Blue Card":
http://www.bamf.de/SharedDocs/Anlagen/DE/Publikationen/Flyer/flyer-blaue-karte.html (PDF disponível em inglês e alemão)
---------------------------------------------------------
Cidadãos brasileiros portadores de passaportes válidos podem entrar na Alemanha e nos países membros da União Europeia (exceto no Reino Unido e na Irlanda) sem visto e permanecer por no máximo três meses. A contagem do período inicia-se no dia da primeira entrada. É possível entrar e sair diversas vezes do território, contanto que a soma dos dias de permanência não ultrapasse três meses dentro do período de seis meses a contar da primeira entrada.
Para uma permanência de até três meses para cada período de seis meses se aplicam as seguintes condições de entrada:
• Apresentar um documento de viagem emitido nos dez anos anteriores e válido por, no mínimo, três meses para além da data de saída prevista.
• Comprovar o objetivo e as circunstâncias da permanência pretendida.
• Comprovar recursos financeiros suficientes para se manter durante a sua estadia.
Essa opção é sem dúvida a mais fácil para chegar à Europa.
Links:
• Informações sobre o Visto Schengen do Ministério Federal das Relações Exteriores: https://brasil.diplo.de/br-pt/servicos/visto/schengen/1010106
---------------------------------------------------------
Links externos gerais:
• Ministério Federal das Relações Exteriores
Queremos facilitar ao máximo a sua entrada na Alemanha. Por isso, compilamos aqui todas as informações relevantes sobre vistos com um recorte específico para a realidade dos brasileiros e residentes no Brasil.
• Si vc mora em Alemanha, Áustria e Suíça e quer ajudar pode se inscrever aqui: https://kobra.typeform.com/to/WSKD2d
---------------------------------------------------------
Contato:
refugio@kooperation-brasilien.org
Public PGP Key:
-----BEGIN PGP PUBLIC KEY BLOCK-----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=nUrR
-----END PGP PUBLIC KEY BLOCK-----