Brasil: sociobiodiversidade ameaçada, redemocratização e reconquista de direitos
- https://www.kooperation-brasilien.org/pt-br/evento/brasil-sociobiodiversidade-ameacada-redemocratizacao-e-reconquista-de-direitos
- Brasil: sociobiodiversidade ameaçada, redemocratização e reconquista de direitos
- 2023-03-31T19:00:00+02:00
- 2023-03-31T20:30:00+02:00
- Evento da KoBra com Aderval Costa Filho, especialista em povos e comunidades tradicionais e professor de etnologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | Não é necessária inscrição prévia
- Quando 31/03/2023 de 19h00 para 20h30 (Europe/Berlin / UTC200)
- Onde Südwind Freiburg - Lorettostraße 42, 79100 Freiburg im Breisgau
- Adicionar evento ao calendário iCal
Após anos de governos neoliberais e neofascistas no Brasil sob Michel Temer e Jair Bolsonaro, a diversidade sócio-biológica do país está ameaçada como nunca antes. O extrativismo de recursos naturais tem consequências mortais para os povos indígenas, quilombolas, outros povos e comunidades tradicionais, e também ambientalistas.
Os governos anteriores incentivaram tais práticas a partir do relaxamento de legislação ambiental, cortes de orçamentos e abolição de instituições para proteger estes grupos e assim, um círculo vicioso vai se criando, uma vez que são precisamente estes grupos com seus modos de vida e economia que garantem a preservação da biodiversidade em seus territórios.
Com o início do novo governo Lula se inicia também o processo de redemocratização e a expectativa de retomada dos direitos de muitos grupos marginalizados. Neste evento, Aderval Costa Filho abordará os desafios futuros e as medidas que devem ser implementadas para que tais processos de recuperação sejam bem sucedidos, tanto no que diz respeito à proteção da biodiversidade, quanto à proteção dos grupos ameaçados.
Aderval Costa Filho foi coordenador da Comissão Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais de 2006 a 2010, durante o qual foi lançado o Decreto 6040 (2007), que pela primeira vez estabeleceu uma proteção mais estrita para estes grupos populacionais. Hoje, Aderval é especialista em povos e comunidades tradicionais e ensina etnologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O evento acontecerá em português com tradução consecutiva para o alemão.